Deus sacrificou seu próprio filho para nos salvar

A história de Jesus é atraente para muitas pessoas que a enxergam como o maior exemplo de amor, sacrifício e bondade de Deus. Muitos crentes me contaram como isso mexe com eles e como se sentem inspirados por essa história. É ainda mais poderoso quando você considera o amor de um pai comum por seu filho. No entanto, se pensarmos um pouco mais sobre essa história, alguns problemas começam a surgir.

Qual foi o grande sacrifício que Deus fez?

Foi realmente um sacrifício da mesma forma como seria para um pai humano abrir mão de seu único filho? Quem é pai pode entender que a dor seria mais do que eu alguém poderia suportar. Mas Deus não perdeu seu filho; pelo menos não da maneira como eu ou qualquer outro humano perderíamos. Deus não fez sacrifício algum. Deus não perdeu nada.

A doutrina cristã conhecida como Santíssima Trindade afirma que Deus existe em três formas (pessoas): o Pai, o Filho (Jesus) e o Espírito Santo. Ainda assim, o Cristianismo se considera uma religião monoteísta, o que significa que tem apenas um deus. Então, se alguém aceita a doutrina da Trindade, então tem que admitir que Deus (o pai) não sacrificou realmente seu filho (Jesus). Ele estava sacrificando apenas uma parte de si mesmo, mas não totalmente. E mesmo se isto de alguma forma fosse um filho distinto e separado que morreu, não faria sentido como um sacrifício, porque Deus Pai conhece o futuro. Como então os crentes dizem que ele “abriu mão de seu único filho por nós” quando soube que Jesus ressuscitaria dos mortos e se juntaria a ele no céu logo depois? Onde está o sacrifício?

Ao longo da história, contamos com diversos guerreiros dispostos a sacrificar suas vidas pela de seus companheiros. Claro que a maioria dos soldados não são diferentes de uma pessoa comum: eles querem viver. Todos preferem ser heróis vivos do que ser um herói e morrer. Mas, como podemos verificar nos livros de história, houveram diversos casos em que guerreiros estiveram em situações que sabiam que morreriam e ainda assim, agiram por lealdade a um amigo ou pelo bem de sua sociedade.

Como essas pessoas se comparam a Jesus? Eles não deram suas vidas por bilhões e eles não tinham a certeza absoluta de que ressuscitariam dos mortos. Eles sofreram e morreram por um punhado de vidas, ou talvez apenas uma. Mesmo que alguns deles acreditassem que iriam para o céu, eles não poderia ter tido certeza como Deus tinha. Então, comparado a Jesus, eles desistiram de muito mais por tão pouco. Você não acha que somos forçados a admitir que o sacrifício que eles fizeram foi muito maior do que o sacrifício de um Deus?

Por que as coisas tiveram que acontecer dessa maneira?


Me fiz essa pergunta quando criança há muitos anos e nunca ouvi uma boa resposta. Por que alguém, qualquer pessoa, tinha que ser pregado em uma cruz para que eu vá para o céu? Esse foi realmente o melhor plano que Deus poderia fazer? Isto não faz sentido porque é ele quem está escrevendo as regras. Ele não sabia como sua criação iria acabar? Se sim, então por que ele escreveria o plano de redenção de forma tão cruel e bárbara? Por que Deus estabeleceria um sistema que exige que alguém seja torturado e morto?

Eu certamente não gostaria que ninguém tivesse que sofrer e morrer por mim. É estranho que nem todos, mas muitos cristãos hoje enxergam o sacrifício de animais como um ritual terrível com o qual ninguém deveria se envolver. Mas quando a história do sacrifício humano de Jesus é apresentada como evidência da grandeza moral de Deus, dois bilhões e meio de pessoas aplaudem.

Afinal de contas, como é que você e eu nascemos pecadores?

Cristãos afirmam que somos pecadores desde o nascimento. Não importa o quão bom eu tente ser, eu sou ruim e perverso, eles dizem. Não me parece justo que o simples fato de nascer signifique que eu precise imediatamente ser salvo. O que temos a ver com os crimes de Adão e Eva? Eu nunca comi nenhum fruto proibido, então por que isso está na minha ficha criminal celestial?

Será que os cristãos alguma vez se perguntaram se poderia haver outra maneira de deus nos dar uma passagem para o céu, alguma alternativa ao sacrifício humano? Por que não podemos todos apenas pedir desculpas, ou pagar uma multa ou resolver isso com serviços comunitários? Por que Deus não pode simplesmente nos perdoar e deixar por isso mesmo? Tenho certeza que a maioria de nós poderia pensar várias alternativas para a salvação da humanidade sem necessitar de tortura ou crucificação. Como os cristãos reagiriam se uma história semelhante acontecesse nos dias de hoje?

Etiquetado , , , , ,

Deixe um comentário