A Bíblia comprova a existência do meu deus #50reasonswhy

Muitas pessoas dependem fortemente de um livro para justificar sua crença em um deus ou deuses em particular. Onde estaria o judaísmo estar sem a Torá escrita ou o Cristianismo sem a Bíblia? O Bhagavad Gita é precioso para os hindus. É improvável que o Islã poderia teria tanto sucesso sem o Alcorão. O O Livro de Mórmon foi o catalisador de uma nova religião no Norte América no século XIX.

Esses livros e outros, afirmam vários crentes, são mensagens de seus deuses e, como tal, são recursos inestimáveis para humanidade. De acordo com os crentes, os livros sagrados podem explicar nossa origem, guiam-nos na vida diária e até nos dizem o que acontece conosco quando morremos. De acordo com os crentes, seu livro oferece prova conclusiva de que seu deus particular é real. Isto é importante notar, no entanto, que apesar das afirmações de que esses livros são de origem divina, nenhum deles jamais foi capaz de convencer a maioria dos crentes do mundo de que é qualquer coisa mais do que um livro escrito por pessoas.

Nunca leva muito tempo para um crente devoto citar seu livro sagrado como a autoridade final para algum argumento que eles estão tentando propor. Na mente de muitos crentes, seu livro pode resistir a qualquer desafio de céticos e até mesmo descobertas científicas. Alguns crentes afirmam que seu livro é perfeito, completamente livre de erros ou contradições, tão carregado de sabedoria e previsões corretas de que só poderia ter acontecido de um deus. Mas será que algum desses livros é realmente perfeito? Mais importante, há algum livro que contenha qualquer boa evidência para a existência de um deus?

Não.

Nenhum livro sagrado contém algo tão especial que não possa ser explicado como o trabalho de meros mortais. Os crentes tentaram por séculos, mas ninguém encontrou em qualquer livro que seja, uma evidência clara para a existência de um deus. Além disso, o impacto dos livros sagrados parece ter um efeito limitado nas pessoas. Nenhuma coleção de palavras sagradas jamais conseguiu vencer sobre a maioria das pessoas. Isso é estranho. Se algum desses livros fosse realmente uma mensagem direta e divina, por que falhou tão miseravelmente convencer tanta gente?

A Bíblia e o Alcorão, por exemplo, são de longe os dois livros sagrados de maior sucesso de todos os tempos, mas nenhum deles é impressionante o suficiente para silenciar o outro ou para convencer até mesmo metade das pessoas do mundo que é a verdade. Embora ambos os livros tenham sido notavelmente bem-sucedidos em impressionar os crentes, um deles está errado. Eles fazem afirmações importantes que são contraditórias e não podem ser conciliadas. Por exemplo, um diz que Jesus é Deus; o outro diz que Jesus não é um deus. Isso significa que, no mínimo, mais de um bilhão de crentes foram enganados por um livro e essa não pode ser uma mensagem divina e real. O fato de que, no mínimo, um desses 2 livros devem ser necessariamente falsos, mas ainda assim conseguem convencer tanta gente de que é a verdade, mostra o quanto as pessoas podem ficar fascinadas por um livro que é apenas um livro. E se fosse o caso de um livro específico fosse divino, então poderia ser o caso de todos eles. É possível que todos os livros sagrados, não importa quão antigos ou populares, sejam obras de pessoas e não de deuses.

É uma sorte termos esses livros sagrados que, supostamente justificam a crença, porque podem ser analisados por qualquer pessoa para ver se eles realmente apresentam suporte confiável para a existência de deuses. Se houver algo sobrenatural contido em um livro sagrado, então os crentes teriam um caso forte para seu deus particular. Se não houver, no entanto, os crentes podem chegar a uma razão a menos para acreditar. Tenho me esforçado para ler vários livros que servem como fundamento de religiões populares. Mantive a mente aberta para encontrar qualquer indício de magia dentro deles. Mas eles me pareceram mais como palavras dos antigos crentes e nada mais.

O que li foi apenas o que se esperaria de pessoas que viveram há muito tempo e em tempos relativamente pouco iluminados. A Torá, Bíblia e Alcorão, por exemplo, sugerem que não há problema algum com a escravidão, mulheres são inferiores aos homens e o pensamento crítico é uma algo ruim. Depois de anos ouvindo sobre a paz e o amor que é supostamente no cerne do judaísmo, cristianismo e islamismo, eu não esperava encontrar tanta violência, crueldade e ódio dentro dos livros que são os fundamentos dessas religiões. De modo geral, a Torá, a Bíblia e o Alcorão parecem manuais de instruções para alcançar divisão, raiva e violência no mundo. Eles não parecem ser uma receita para a paz e o amor, como muitos crentes afirmam. Sim, encontrei beleza nesses livros mas não o suficiente para esquecer o conteúdo perturbador. Não posso entender como as pessoas honestas e bem-intencionadas podem fingir o conteúdo negativo e socialmente destrutivo não está lá. Como alguém pode afirmar que esses livros são bons e perfeitos? Será que eles realmente leem seus livros sagrados?

Muitos crentes negam veementemente que a Torá, Bíblia ou Alcorão, por exemplo, contem qualquer conselho ruim, erros ou comportamentos imorais vindos de um deus – até que alguém os mostre. Mesmo assim, no entanto, alguns se recusam a acreditar, preferindo pensar que deve haver alguma explicação que não seja facilmente compreendida. A maioria das pessoas religiosas do mundo, acredito eu, não leem realmente seus livros sagrados ou, se o fazem, evitam pensar criticamente sobre o que leram. A maioria dos cristãos, por exemplo, provavelmente lê o rodapé da Bíblia, aprenda alguns versículos, mas geralmente pula a maior parte e, considerando o que está nela, isso pode ser para o melhor. Se três bilhões de cristãos, muçulmanos e judeus lessem cada palavra de seus livros e tentassem seguir as instruções contidos neles ao pé da letra, nosso mundo seria bem mais assustador do que é agora.

Por exemplo, milhões de cristãos hoje citam a Bíblia para justificar seu preconceito contra os gays. Felizmente para os gays, no entanto, a maioria desses cristãos não leram a parte onde seu deus diz que devemos ir muito além do preconceito e realmente matar gays (Levítico 20:13). Obviamente, a grande maioria dos cristãos não faria isso mesmo se eles lessem e mesmo se considerarem que a Bíblia deve ser seguida literalmente. Felizmente eles tem senso moral suficiente para resistir ao assassinato de um pessoa gay e até mesmo toleram isso. Mas isso é um problema para eles porque parece sugerir que eles pensam que sabem mais do que seus Deus. A recusa em matar gays não demonstra que eles têm padrões morais mais elevados do que o deus em que acreditam? Se recusando-se a pegar pedras, não estão eles admitindo que seu livro sagrado está errado?

Alguns cristãos afirmam que as coisas ruins na Bíblia estão limitadas ao Antigo Testamento e pode ser considerado como conteúdo histórico. Mas, de acordo com Mateus 5:17, Jesus disse que ele não veio para abolir ou alterar qualquer uma das antigas leis. Também não se pode esquecer que, de acordo com a doutrina da Santíssima Trindade, o Espírito Santo, Jesus e Deus Pai são o mesmo deus que matou crianças inocentes aos milhares no Antigo Testamento. Ainda mais preocupante é a ideia de Jesus mandar para o inferno todos aqueles que não acreditam nele – ou seja, a maioria da humanidade – quer uma coisa mais imoral que isso?

Uma criança nascida em Agra, Índia, e criada por pais hindus devotos merecem ser punidos desta forma só porque ela confiou no que sua família e sociedade lhe ensinaram? Como descrente, não sou obrigado ou inclinado a ignorar as partes horríveis de livros sagrados. Alguns podem suspeitar, no entanto, que concentro-me apenas no que é ruim para usar de munição contra a religião. Não é bem assim. Por exemplo, admiro o apelo de Jesus para que as pessoas vendam seus pertences e deem seu dinheiro aos pobres. Imagine como nosso mundo seria diferente se as classes média e alta de crentes fizessem isso. Há uma linha no Alcorão (5:32) que sugere que tirar uma única vida é como matar todo mundo e salvar uma vida é como salvar todas. Que bom seria se todos abraçassem essa atitude. Sim, existe sabedoria e beleza nos livros sagrados do mundo. Mas nenhum tão notável que não poderia ter vindo de escritores humanos.

Na verdade, só há uma maneira de responder quando um crente afirma que um livro sagrado como a Bíblia é tão especial que é prova da existência de seu deus. Eu os incentivo a ler. Se eles têm, e ainda pensam que é perfeito, moralmente puro e evidência convincentes de seu deus, eu os encorajo a ler novamente. Mas desta vez eu digo que eles tentem se imaginar como um dos bebês que seu deus afogou em uma enchente ou como uma das pessoas que serão punidas eternamente pelo crime de ter nascido na família com a religião errada.

Crentes podem ser negligentes na leitura de seus próprios livros sagrados mas eles são ainda mais sobre a leitura de livros que são importante para outras religiões. Muito poucas pessoas investigam até o punhado de religiões mais populares hoje. Vivo em sociedades dominadas por cristãos e sou repetidamente chocado com a quantidade de pessoas brilhantes que encontro que sabem pouco ou nada sobre o Islã, Budismo, Hinduísmo, Judaísmo e animismo. Esses sistemas de crenças são responsáveis por mais da metade das pessoas na terra, ainda assim eles são um branco virtual para a maioria dos cristãos que encontro. Para muitos, o hinduísmo tem algo a ver com vacas; O budismo tem algo a ver com meditação; e o Islã tem algo a ver com Osama bin Laden e pronto. Isto é realmente ruim. Os crentes deveriam saber que esta falta de conhecimento geral sobre religiões populares significa que eles não podem tomar decisões informadas sobre qual sistema de crenças faz mais sentido ou qual é moralmente superior. Como pode qualquer um ter certeza de que acredita no deus real e o adora da maneira correta, quando eles sabem tão pouco sobre os tantos outros deuses e rituais alternativos que bilhões de outras pessoas são igualmente confiantes? Outro problema com os livros sagrados é que eles induzem muitos crentes a um bizarro ciclo de raciocínio circular. É mais ou menos assim:

▶️ Como posso saber se meu deus é real?

▶️ Porque o Livro dos Mortos / Bhagavad Gita / Torá / Bíblia / Alcorão / Livro de Mórmon, e assim por diante, diz que meu deus é real.

▶️ Como posso saber se meu livro sagrado é verdadeiro?

▶️ Porque suas palavras foram inspiradas por meu deus.

▶️ Como posso saber se meu livro sagrado contém a palavra inspirada do meu deus?

▶️ Porque meu livro sagrado diz que sim.

Obviamente, isso não prova nada. Se esta linha de pensamento faz qualquer sentido, então os cristãos teriam que acreditar que o Alcorão é a palavra do verdadeiro deus e os muçulmanos teriam que acreditar que a Bíblia é a palavra do deus real porque ambos os grupos confiam neste raciocínio circular para apoiar suas reivindicações. Se isso funciona para um livro sagrado, então teria que funcionar para todos eles. Mas, é claro, isso não acontece. Um cristão razoável consegue detectar esse absurdo sempre que um crente em outra religião tenta usar esse argumento sobre eles. Parece que na maioria dos casos, é preciso primeiro acreditar o deus é real antes que o livro sagrado desse deus possa fazer um impressão.

Muitos crentes afirmam que seu livro sagrado contém detalhes de eventos futuros e fatos científicos que não poderiam ter sido conhecidos pelas pessoas quando foram escritos. Isso, eles dizem, é a prova de que seu livro vem direto de um deus. É o a abordagem Nostradamus para provar que um deus é real. Embora muitas dessas reivindicações são feitas, nenhuma delas se sustenta sob escrutínio. “O código da Bíblia” ou “código da Torá” é um bom exemplo disto. De acordo com alguns crentes, a Bíblia está cheia de mensagens ocultas de seu deus que revelam informações surpreendentes sobre eventos importantes. O livro de Michael Drosnin, The Bible Code, tornou-se um best-seller na década de 1990 e deu aos crentes mais uma coisa para citar como prova de seu deus. Algum descrentes podem se surpreender com a popularidade do código da Bíblia é. Embora encontrar “mensagens secretas” na Bíblia não seja nada novo, merece atenção porque os crentes o mencionam com frequência parece que não vai desaparecer nem tão cedo. (Estamos em 2021 e sinceramente não vejo o código da Bíblia sendo citado por nenhum apologeta moderno, graças a d.. ops.)

Os céticos do código da Bíblia demonstraram podem encontrar qualquer tipo de coisa em qualquer grande coleção de cartas simplesmente ajustando a fórmula de extração. Por exemplo, os céticos do código “descobriram” profecias fascinantes no romance Guerra e Paz, de Leo Tolstoy. Com um pouco de trabalho tenho certeza que eles poderiam encontrar “Oswald matou Kennedy” ou “Gigantes vencem o Super Bowl “neste livro.

O cético David E. Thomas escreve:

“Alguns acreditam que essas “mensagens” na Bíblia Hebraica são não apenas coincidência – eles foram colocados ali deliberadamente por Deus. Mas se alguém encontrar uma mensagem oculta em um livro, uma música tocado de trás para frente, tabuleiros de Ouija ou algum outro objeto ou coisa, isso prova que outra pessoa colocou a mensagem intencionalmente? Ou pode a mensagem existir apenas nos olhos do observador (e nos de seus seguidores)? A percepção de significado prova que a mensagem foi criada deliberadamente?” (Thomas 1997)

Para serem consistentes, os cristãos que insistem em acreditar no Código da Bíblia deveriam considerar o “código do Alcorão”. Sim, existe um Código do Alcorão. E alguns muçulmanos dizem que é o único código verdadeiro que revela mensagens de um deus. Provavelmente existem outros. O que é importante saber é que nenhum código sagrado chega perto de fornecer evidências convincentes para a existência de um deus. Esses são apenas casos de religião tomando o crédito da numerologia. Certa vez perguntei a um muçulmano por que ele estava tão confiante de que o Alcorão é a palavra de um deus verdadeiro. Ele respondeu que contém muitos fatos que só recentemente foram descobertos pela ciência. Isso, ele disse, era a prova de que o Alcorão é o único livro inspirado por um
Deus. Aprendi ao longo dos anos que não é sábio permitir que um crente te inunde com uma longa lista de “fatos”, e “revelações” proféticas encontradas em seu livro sagrado. O que acontece é que eles acabam sentindo que provaram seu caso simplesmente porque eles falaram muito, como se a verdade de alguma forma se correlacionasse com o número de palavras faladas.

A maneira de contornar isso, evitando de ser rude, enquanto perde o mínimo de tempo possível, é simplesmente pedir a melhor evidência. Peça a profecia mais surpreendente e detalhada ou o fato mais surpreendente que pode ser encontrado em seu livro. Meu amigo muçulmano ofereceu isto: “O Alcorão descreve um embrião jovem como um pedaço de chiclete mastigado. É exatamente assim que um embrião se parece, não há como alguém ter sabido disso quando o Alcorão foi escrito.” Não pense que seu exemplo foi uma aberração. Citando o embrião é uma “prova” comum a que muitos muçulmanos recorrem quando desafiado por um descrente. Muitos milhares de não muçulmanos biólogos, médicos e embriologistas permanecem não convencidos, no entanto. Cristãos geralmente respondem ao desafio da melhor evidência com Jesus ou Israel. Jesus, eles dizem, foi previsto e então ele veio. Mas isso não funciona muito bem porque a previsão e o cumprimento da previsão ambos ocorrem no mesmo livro. Isso não é bom o suficiente. Eles também gostam da profecia de que uma nova nação de Israel foi estabelecida. O grande problema, claro, é que foram pessoas que criaram o moderno estado de Israel. Não há absolutamente nenhuma indicação de que qualquer magia, milagre ou deuses estiveram envolvidos. Foi a obra de meros mortais que fez de Israel uma nação em 1948. Harry Truman e David Ben-Gurion não eram Deuses.

Já que humanos criaram todas as outras nações da terra, eu dificilmente enxergaria Israel como prova qualificada da existência de um deus. E quanto às pessoas que criaram os Estados Unidos? Um país maior que Israel significa que John Adams, Thomas Jefferson, e os outros fundadores eram mais poderosos do que o deus judeu? O fato de que tantos crentes citam a criação de Israel como a melhor prova da validade da Bíblia diz muito. Talvez a falha mais reveladora dos livros sagrados populares como a Bíblia e o Alcorão é que eles falham miseravelmente em comunicar uma mensagem clara para as pessoas, até mesmo para seus respectivos seguidores. Um cristão, por exemplo, vai ler a
Bíblia e imediatamente começar a tirar seu tempo para ajudar homens gays com AIDS. Outro cristão irá ler o mesmo livro e começar a protestar contra funerais de gays com gritos de: “Deus odeia bichas!” Um Muçulmano lê o Alcorão e se voluntaria em uma clínica para ajudar pessoas doentes. Outro muçulmano lê e se junta à Al Qaeda para matar
pessoas. Por que alguns judeus rejeitam a evolução, com base em seus escritos sagrados, enquanto outros judeus abraçam a ciência, encorajados por suas escrituras sagradas? Por que alguns mórmons pensam que seu deus quer que os homens tenham muitas esposas enquanto outros mórmons acham que ele proíbetal coisa? Esqueça disputas entre religiões, apenas olhe dentro das religiões para ver o quão ineficazes esses livros sagrados são. O Cristianismo se fragmentou em mais de trinta mil versões de si mesmo principalmente porque os cristãos não conseguem descobrir
exatamente o que seu deus quer deles com base na Bíblia.


O motivo de toda essa confusão é porque esses livros “inspirados” não são claros e muitas vezes se contradizem na mesma página. Será que deuses reais fariam um trabalho tão ruim em comunicar informações vitais aos crentes?

Etiquetado , , , , , ,

Deixe um comentário